Site Loader
Passporte

Quem nunca sonhou em ter no passaporte o carimbo de viagens internacionais como Maldivas, California, Paris, Tokyo, não é mesmo?

No entanto, antes de partir para uma viagem dessas, devemos nos preparar financeiramente e conhecer todos os aspectos que envolvem uma viagem internacional desde a retirada do passaporte até o momento que chegamos em outro país.

Falaremos, neste artigo, sobre o que as pessoas precisam saber antes de partirem atrás do sonho de ser um viajante internacional.

Como planejar a primeira viagem internacional?

Primeiramente, vamos entender o porquê de um passaporte carimbado por outros países é tão importante para nossa vida.

A maioria das pessoas viajam para outros países como uma forma de lazer, mas isso não precisa ser encarado somente como um passeio, até porque, estamos em um país totalmente diferente, com outras culturas e, por isso, sempre devemos aprender coisas novas que podem agregar muito conhecimento para nossa vida.

Por isso, ao viajar devemos considerar tudo que isso envolve e o planejamento deve ser todo feito antes, para que não fiquemos em apuros em uma outra nação.

Os 4 passos abaixo vão nos indicar o caminho ideal para chegarmos em outro país:

Tire seu passaporte

O passaporte é um documento obrigatório para quem viaja, pois permite que as pessoas cruzem fronteiras legalmente.

É o primeiro item da lista de planejamento para uma viagem internacional, pois, o uso deste documento é pedido em quase todos os países do mundo.

No caso do Brasil, a pessoa que decide viajar para os países vizinhos da América do Sul não precisa apresentar passaporte, sendo necessário somente um documento com foto para o embarque.

Quem ainda não possui um documento desse, precisa preencher um requerimento da Polícia Federal e a taxa de emissão.

Após ser feito o pagamento, basta agendar data e horário para retirada do passaporte e levar todos os documentos necessários.

E, a pessoa que tem um passaporte, deve checar a validade, já que alguns países exigem 6 meses de validade e, caso esteja vencido, deverá ser emitido um novo documento.

Verifique se o visto é obrigatório

Com o passaporte em mãos, devemos saber se o país que queremos visitar obriga o visto para brasileiros.

Caso a resposta seja sim, então teremos que entender como obter um visto de entrada nessa nação.

Em certos casos, devemos fazer a retirada do visto no Brasil, no Consulado ou na Embaixada do país de destino.

Em outros casos, o visto pode ser retirado no próprio destino e esse tipo de visto é chamado de Visa On Arrival.

No aeroporto mesmo a pessoa já paga a taxa e tira foto para que o visto seja emitido antes da pessoa adentrar o país.

Portanto, antes de viajar, devemos conferir se o visto é obrigatório para evitar infortúnios no momento do passeio.

Pelo site do Itamaraty, podemos conferir a lista dos países que obrigam que as pessoas possuam visto para entrar.

Crie uma checklist

Depois de conhecer todas as questões burocráticas que envolvem uma viagem internacional, devemos fazer uma checklist que deverá ser seguida no momento do passeio.

Citamos algumas opções que devem ser levadas em conta, abaixo:

Roteiro

Aqui anotaremos tudo que pretendemos fazer desde o desembarque no aeroporto até a chegada no hotel, passando por um carro que pode ser ou não alugado.

E, depois, devemos saber quais pontos turísticos iremos conhecer primeiro e quais itens queremos comprar e visitar, por exemplo.

Acomodações

Depois de saber o roteiro, devemos saber onde ficaremos hospedados. Será em um hotel ou em uma casa de parente? Será uma casa alugada para viajantes? Essas são algumas questões que devem ser respondidas antes de viajar.

Depois que soubermos esses dois fatores, podemos pegar nosso passaporte e partir para o país que desejamos, afinal, já temos onde ficar e sabemos como chegar até esse lugar.

Quanto às compras e pontos turísticos a serem visitados, isso depende de cada pessoa, já que isso é muito subjetivo, mas os pontos principais devem ser planejados de antemão.

Conheça os custos e defina um orçamento

Essa dica deveria ter aparecido em primeiro lugar de tão importante que ela é para uma pessoa que busca uma viagem internacional, afinal, os custos são o que mais impedem alguns sonhos de serem realizados.

Antes de viajar para um país internacional, devemos saber todos os custos que envolvem uma viagem dessa, desde as passagens aéreas que serão compradas até as diárias de um hotel internacional.

Além disso, o próprio passaporte quando é retirado já cobra taxas das pessoas que estão querendo viajar, portanto, fazer um orçamento em uma agência de viagens e comparar com os custos que iriam ser gastos em uma viagem particular é interessante, já que, pode valer a pena economizar delegando toda a burocracia a uma empresa especializada em turismo.

Nelson