Site Loader
Ordenhadeira mecânica

A ordenha mecânica traz muita facilidade para o cotidiano dos produtores de leite.

Por isso, quando os pequenos produtores começam a expandir seus negócios, eles pensam em investir nisso para aumentar a produtividade de suas fazendas.

Vamos falar sobre o funcionamento da ordenhadeira mecânica e tirar as dúvidas sobre a importância desse processo durante a produção de leite.

Pois, um processo que facilita muito a vida dos produtores deve ser bem explicado para que essas pessoas tenham a certeza de que vale a pena usar essa tecnologia a seu favor.

Como funciona a ordenhadeira mecânica?

Primeiramente, devemos saber que a ordenhadeira mecânica é um sistema que faz a simulação da retirada de leite igual ao bezerro quando está sendo amamentado.

No entanto, a máquina faz isso de forma mais eficiente e a técnica usada faz com que a máquina retire muito mais leite do animal, sem prejudicar a saúde dele.

O método usado pela ordenhadeira mecânica é considerado um marco na indústria leiteira mundial e traz muitos benefícios para o produtor.

O mais importante é que o sistema não afeta as vacas, já que a ordenhadeira é bem ajustada para qualquer tipo de animal.

Para usar esse equipamento, o proprietário da fazenda precisa ter uma estrutura mínima que possa abrigar todo o maquinário e deve se preparar financeiramente, já que os custos são relativamente altos para alguns produtores.

Apesar do preço, todo investimento em tecnologia é importante e traz resultados, já que o retorno sempre acontece depois de um tempo e essas máquinas aumentam ainda mais o lucro das fazendas.

Quais são os benefícios de usar a ordenha mecânica?

Como todo investimento em tecnologia, o uso de uma ordenhadeira mecânica pode trazer melhores resultados para a produção leiteira de uma fazenda.

Vamos conhecer alguns benefícios que o produtor terá ao investir em uma máquina capaz de tirar leite das vacas tão facilmente.

Aumento na quantidade de extração

Difícil imaginar o aumento na produção de leite considerando o método manual da ordenha, pois, o trabalho de retirada de leite demanda muito esforço físico e um fazendeiro comum leva muito tempo para extrair alguns litros de leite diários.

Com o auxílio de uma ordenhadeira mecânica, o aumento na extração de leite das vacas é enorme, já que um equipamento possibilita a extração de leite de oito animais por hora.

Ou seja, em uma hora, a máquina ordenha oito vacas, sendo que uma pessoa comum levaria esse tempo para extrair leite somente de um animal.

Levando em consideração esse número, podemos dizer que a fazenda lucrará oito vezes mais com a produção e venda de laticínios.

E, a qualidade do leite não diminui em nada, enquanto a vida do produtor é muito facilitada.

Se antes, um produtor precisaria acordar de madrugada, amarrar a vaca, sentar em um banco com um balde embaixo do animal enquanto ordenha, hoje, basta que esse fazendeiro prenda o funil do equipamento nas tetas da vaca que a máquina faz o resto.

Conserva a saúde das vacas

O mais importante no uso de uma ordenhadeira mecânica é o fato de que ela não agride o animal de maneira alguma.

O sistema usado para extração de leite é muito seguro e não causa nenhum tipo de irritação nas vacas, por isso, a conservação da saúde delas é garantido.

Os materiais usados em todo o equipamento são pensados exatamente nas características dos animais que serão ordenhados e, além disso, o aparelho acaba massageando as vacas.

O aparelho proporciona massagens nas mamas do animal, estimulando a ocitocina, hormônio que aumenta a capacidade de produção de leite em uma vaca.

As peças usadas nesse equipamento são desenvolvidas e testadas antes de chegarem ao mercado, por isso existem até mesmo certificações que garantem a sua segurança.

Mas, vale lembrar que é muito importante ter alguns cuidados com uma ordenhadeira mecânica para garantir a qualidade produtiva.

Cuidados que devem ser tomados

Assim como todo processo de produção de alimentos, a ordenhadeira mecânica exige alguns cuidados muito importantes.

E, a principal precaução é a higiene na utilização dos equipamentos, já que, essas máquinas podem ser usadas em muitas vacas durante um dia e a limpeza deve ser feita entre cada uso, pois, assim como os humanos, existem problemas de pele nos animais que podem ser contagiosos.

Em um mercado que é tão competitivo, possuir uma máquina dessa sempre em boas condições de trabalho é muito importante para garantir que os consumidores estão satisfeitos.

Outro cuidado que deve ser tomado diz respeito ao curral que será utilizado para manter as vacas que serão ordenhadas, já que, o curral e o espaço que é realizado a ordenha devem ser sempre higienizados para que os animais estejam sempre calmos para uma ordenha eficiente.

Ou seja, todos os cuidados que devem ser tomados durante a produção de leite usando ordenhadeiras mecânicas estão relacionados à higiene.

Nelson