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O setor imobiliário sofreu uma grande mudança nos últimos anos. A caminhada de agência em agência pelas ruas foi substituída pela busca de casas na Internet, tanto por compradores particulares quanto por inquilinos, e por fundos de investimento. 

As agências que cresceram nos últimos tempos são aquelas que sabem como se juntar à mudança, apostando no marketing digital imobiliário e deixando de lado a caixa de correio tradicional, publicidade estática em ônibus, folhetos em carros, etc.

Neste artigo, convidamos você a descobrir o que é marketing imobiliário e as melhores estratégias de marketing digital para sua empresa.

O que é Marketing Imobiliário?

O marketing imobiliário é um conjunto de estratégias que concentra seus esforços no cumprimento de dois objetivos: capturar imóveis para venda ou aluguel subsequente e atrair clientes em potencial que desejam comprar ou alugar imóveis.  

marketing imobiliário-o que é

Para atender a esses dois objetivos, o marketing imobiliário pode realizar os seguintes processos:

  • Posicione a marca das empresas de construção para gerar reconhecimento.
  • Posicione a marca e a venda de empreendimentos imobiliários para divulgar os diferentes empreendimentos imobiliários.
  • Processo de venda ou aluguel de imóveis.

Melhores estratégias de marketing para imóveis 

Detalhamos algumas das melhores estratégias de marketing para imóveis, estratégias válidas para aumentar as vendas e arrendamentos de imóveis e também estratégias perfeitas para promover um imóvel.

melhores estratégias de marketing imobiliário

1. Identifique e defina sua Persona do comprador

Uma das chaves neste e em muitos outros setores é identificar e definir a persona do comprador . Esse conceito refere-se ao perfil perfeito do cliente para a compra ou aluguel de um determinado imóvel . Para definir este cliente ideal, é necessário coletar alguns dados:

  • Dados demográficos: correspondem aos dados relacionados à educação, sexo, endereço atual etc.
  • Dados psicográficos: são os dados que revelam os interesses de uma pessoa, por exemplo, as lojas que ele costuma visitar, os eventos que uma pessoa frequenta, etc.
  • Conduta online: quais são as redes mais usadas por uma determinada pessoa? Que páginas você visita? … 
  • Dados profissionais: refere-se aos desafios e responsabilidades de uma pessoa, entre outras coisas. 

Por que é importante definir a persona do comprador? 

É uma etapa fundamental em qualquer uma das estratégias imobiliárias para vender e até alugar, porque otimizará os recursos utilizados em qualquer campanha, pois fornecerá o conhecimento necessário para saber onde está o cliente em potencial, pois ajudará você a entender melhor o público e, acima de tudo, porque permitirá que você ofereça conteúdo interessante e de qualidade para seu público-alvo. 

2. Anuncie no Google Ads

A concorrência no setor imobiliário é alta e, portanto, em algumas ocasiões, é necessário apostar nas estratégias de pagamento por clique no Google Ads para aparecer nos primeiros resultados de pesquisa.  

O que fazer para anunciar no Google Ads?

1. Campanhas por local : se você vender ou alugar propriedades em locais diferentes, poderá realizar campanhas em cada um desses locais anunciando as propriedades que deseja vender ou alugar. 

2. Campanhas por tipo de propriedade : você também pode realizar campanhas por tipo de propriedade, por exemplo; para casas com três banheiros, casas com terraços, casas com 1, 2 ou 3 quartos, etc.

3. Cópia dos anúncios : criar uma boa cópia para os anúncios é fundamental para capturar a atenção do cliente em potencial. 

4. Seleção de palavras-chave : selecione palavras-chave muito específicas para filtrar o anúncio e que somente pessoas realmente interessadas possam vê-lo. 

3. Oferece conteúdo de qualidade

Como mencionamos anteriormente, se você definir corretamente sua pessoa compradora, poderá oferecer conteúdo relevante para essa pessoa, conteúdo que responderá a perguntas sobre os procedimentos de compra ou aluguel . Alguns desses conteúdos podem ser glossários de termos usados ​​na venda de casas, documentação necessária e até mesmo conteúdo de informações financeiras. Devemos nos esforçar para manter nosso público educado com qualidade e informações úteis!

É importante também que você invista em um trabalho de web design para que suas páginas de artigos facilitem a leitura e sejam confortáveis para os leitores.

O conteúdo também nos permite oferecer informações que podem evitar fraudes durante as compras ou locações e, acima de tudo, nos permite manter o interesse do comprador durante o processo de compra, ajudando-o a finalmente ser executado. 

4. Realidade virtual

A realidade virtual é um dos mais recentes desenvolvimentos em estratégias de vendas imobiliárias. Incorporá-lo a qualquer estratégia economiza muito tempo, pois permite que os clientes em potencial vejam a propriedade como se estivessem dentro dela , descartando muitas casas no início para se concentrar em visitar aqueles que realmente lhes interessam.

realidade virtual-estratégia-imobiliária

Essa estratégia para filtrar propriedades ainda não é usada por muitas agências imobiliárias, mas temos certeza de que nos próximos anos a maioria das agências imobiliárias a possuirá. 

5. O posicionamento de SEO funciona 

SEO é uma estratégia de marketing que concentra seus esforços no posicionamento de uma página da web nos primeiros resultados de pesquisa. Quanto maior, melhor! Seu principal objetivo é transformar uma página da Web em um ativo que atrai visitantes e que essas visitas se traduzem em vendas. 

As estratégias de SEO aplicadas em qualquer setor são totalmente válidas para agentes imobiliários; no entanto, existem algumas específicas que podem ajudá-lo a competir pelas primeiras posições contra alguns dos grandes portais imobiliários ou agregadores de anúncios como idealistas, entre outros.

Essas estratégias devem se basear em: organizar e configurar uma página da web, criar uma base sólida (oferecendo informações sobre a empresa, conteúdo de qualidade etc.), disseminar o conteúdo por meio de redes sociais para aumentar o tráfego na web e manter a liderança para não largar posições.

É muito importante esclarecer os pilares de qualquer estratégia de SEO : ter um domínio com autoridade (pode ser alcançado, por exemplo, com estratégias de criação de links), uso correto de palavras-chave , uso de redes sociais e fotos e vídeos de qualidade que forneçam informações sobre agentes imobiliários e comerciais. 

6. Automação de marketing

A automação do marketing se tornou uma necessidade para operar e prestar serviço de quase 24 horas do dia e em qualquer dia da semana neste sector. Essa estratégia permitirá que você responda mensagens, apresente propriedades etc., enquanto faz visitas a uma propriedade ou a qualquer outra tarefa. É uma boa maneira de não negligenciar seus clientes em potencial a qualquer hora do dia. 

7. Email marketing

O email marketing pode ajudar a empresa imobiliária a atrair novos assinantes. Para isso, é muito importante segmentar bem os emails e prestar atenção especial à frequência de entrega e conteúdo . Quanto à frequência, vários estudos afirmam que mais de 80% dos usuários preferem receber publicidade por e-mail apenas uma vez por mês, enquanto apenas 15% garantem que preferem recebê-la todos os dias. 

E como deve ser o conteúdo? O tipo de conteúdo pode se concentrar em informações úteis para um proprietário, sugestões, dicas úteis de manutenção e assim por diante. O conteúdo também pode se concentrar na listagem de propriedades para mostrar ou solicitar referências em troca de incentivos, com o objetivo de aumentar a visibilidade. 

8. Marketing de vídeo

Nesse setor, o que realmente se torna importante são as imagens das propriedades. Muito mais que boas descrições. Embora seja o vídeo que supera os textos e as imagens, sem dúvida, porque eles são capazes de captar a atenção de clientes em potencial . 

Além disso, o marketing de vídeo não apenas permite ensinar propriedades de uma maneira diferente, mas também falar sobre imóveis e ensinar seus sucessos de maneira diferente, por exemplo: através da narrativa. 

9. Aproveite as redes sociais

As redes sociais são a plataforma perfeita para mostrar casas, a filosofia do setor imobiliário, conteúdo relevante para o público-alvo, etc. As redes sociais têm uma grande capacidade de segmentação de público , razão pela qual as estratégias implementadas costumam ter muito sucesso. No entanto, todas as campanhas realizadas devem ser muito bem cuidadas e devem fornecer conteúdo de qualidade, vídeos, depoimentos, conselhos etc.

10. WhatsApp Marketing

O marketing WhatsApp é uma estratégia de marketing que se realiza neste aplicativo de mensagens instantâneas para promover as vendas. Começa a ser usado em muitos setores como um canal de comunicação com os clientes e para a venda e promoção de produtos e serviços. No setor imobiliário, não seria menor! O WhatsApp Marketing foi uma inovação no setor imobiliário, pois além de fortalecer os laços com clientes em potencial, oferece informações instantaneamente , fotos, vídeos de imóveis, etc.

O que deve ser levado em consideração para que o WhatsApp Marketing seja eficaz? Destaca, entre outras coisas, o envio de informações a clientes em potencial que já deram seu consentimento.

Caio