O que fazer na Região Norte do Brasil
A maior concentração populacional do país está nas regiões sul e sudeste. Nessas regiões é onde se concentra também os destinos turísticos mais populares do país, como o Rio de Janeiro e Foz do Iguaçu, somente para ficar com dois exemplos.
No entanto, embora a região Norte seja distante para as pessoas do sul e sudeste, ela também seus encantos turísticos.
E também com o dólar alto está difícil fazer uma viagem internacional.
Por isso, se você está pensando em desbravar um pouco mais do nosso imenso país, veja abaixo a nossa lista de destinos turísticos na região norte do Brasil.
Manaus
Manaus é o principal destino para quem deseja conhecer a Amazônia, mas a capital do estado é muito mais do que uma porta de entrada para quem deseja conhecer a floresta.
A cidade possui história riquíssima do período do ciclo da borracha, quando foi uma das mais ricas e modernas do país.
Em Manaus ainda é possível fazer diversos passeios de barco, visitar aldeias indígenas, comer deliciosos peixes de rio, visitar museus e ainda curtir uma praia fluvial.
Presidente Figueiredo
Visitando Manaus, não deixe de conhecer a terra das cachoeiras em plena floresta amazônica. É Presidente Figueiredo que fica a 2 horas da capital amazonense em uma estrada muito boa.
Por lá, além das cachoeiras, que são muitas, aproveite os deliciosos peixes de rio, o cupuaçu e a rica culinária amazonense.
Os amantes da natureza e sempre dispostos a pegar a estrada vão adorar visitar este lugar que também possui charmosas grutas, cavernas e trilhas. Entre as excursões que não podem ser excluídas do roteiro estão a gruta Refúgio Maroaga e a cachoeira de Iracema.
Alter do Chão
Alter do Chão é uma região linda, de belíssimas praias fluviais, considerada por muitas pessoas como o Caribe dos rios.
O jornal inglês The Guardian, por exemplo, nomeou Alter uma das 10 praias mais bonitas do Brasil. A faixa de areia é branca e a cor da água é surreal! Para aproveitar ao máximo o passeio, tente reservar sua viagem para os meses de agosto a novembro.
Ilha de Marajó
O que você acha da ideia de visitar a maior ilha fluvial do mundo? A ilha de Marajó, localizada no Pará, é banhada não apenas pelos rios Amazonas e Tocantins, mas também pelo Oceano Atlântico. Toda essa beleza natural não é para muitos, não é mesmo?
A flora e a fauna da região são lindas, por isso todos os passeios pela região acabam sendo extremamente enriquecedores. Outro motivo completamente diferente para visitar este lugar é o búfalo: o maior rebanho desses animais é encontrado aqui!
Jalapão
A região do Jalapão ficou ainda mais conhecida após a exibição da novela da Globo “O Outro Lado do Paraíso”, que foi gravada por lá.
Conhecida principalmente pelo ecoturismo, esta região é perfeita para os amantes de destinos rústicos e simples.
As principais atrações do parque, além das tradicionais dunas, são o fervedouro, as cachoeiras e as formações rochosas. Esse é o tipo de viagem ideal para quem quer passar o tempo offline, buscando mais contato com a natureza.
Monte Roraima
Falando em novela, o Monte Roraima ficou famoso por conta de outra novela global. O personagem Zé Alfredo, o comendador, interpretado pelo ator Alexandre Nero, tinha uma relação especial com o Monte Roraima.
O Parque Nacional do Monte Roraima está localizado na fronteira do Brasil com a Guiana, sendo o sétimo ponto mais alto do país! Para quem gosta de arriscar, as pistas são bem difíceis.
É importante notar que esta é uma região muito chuvosa. Consequentemente, há vários dias em que não chove no parque.
Para evitar ao máximo o mau tempo, os melhores meses são de novembro a março.
As principais atrações do parque, além das tradicionais dunas, são o fervedouro, as cachoeiras e as formações rochosas. Esse é o tipo de viagem ideal para quem quer passar o tempo offline, buscando mais contato com a natureza.