Site Loader
Economia do mundo

Quanto mais um país apresenta uma capacidade produtiva e distributiva de bens, maior sua potência econômica.

As maiores potências econômicas do mundo produzem produtos que, com certeza, todas as pessoas já usaram em algum momento.

Conhecendo as maiores economias mundiais, podemos saber como será o mercado no futuro e isso impacta bem a vida de quem tem uma empresa ou está pensando em abrir um negócio.

Por exemplo, os Estados Unidos são, hoje, a maior potência econômica global, já que é responsável por um quarto do PIB do planeta.

Esse país é o maior importador e o terceiro maior exportador de produtos da Terra, por isso suas marcas são muito conhecidas: Coca Cola, Apple, McDonald ‘s, entre outras que podemos encontrar em qualquer lugar do mundo.

Saber disso é importante para quem produz algum produto para exportação, já que, saber quem é o maior importador mundial pode aumentar as chances de venda do nosso produto quando procuramos manter relações com os nativos desses países.

O que é uma potência econômica?

Como falamos acima, uma potência econômica é um país que tem capacidade de produção e distribuição de produtos ao redor do mundo.

Quanto mais produz, maior a potência dessa nação, já que, maior será o lucro obtido com a venda desses bens para o mercado global.

Ou seja, quando nos deparamos com marcas como a Apple e a Nike em uma loja brasileira, sabemos que os Estados Unidos estão ganhando muito dinheiro, já que essas marcas são americanas e, como esses produtos são reconhecidos mundialmente pela sua qualidade, sabemos que o país que detém essas empresas é um potência econômica.

Outra forma de identificar uma economia potente é saber a marca que esse país já deixou no mundo.

Por exemplo, os Estados Unidos é a maior potência econômica mundial e em problemas relacionados à economia, percebemos seu poderio quando esse país atua para socorrer outras nações com empréstimos para reparação de guerras ou até envio de frotas que são custeados pelos cofres públicos dessa nação.

Como as maiores potências econômicas são identificadas?

Para identificar as maiores potências, devemos conhecer os produtos que esses países tem produzido e o valor do PIB dessas nações.

O PIB( Produto Interno Bruto) é a medida de todos os bens produzidos e comercializados por um país durante um tempo analisado.

Vamos citar as cinco maiores nações e como elas são identificadas com potências econômicas, logo abaixo.

  • Estados Unidos: maior economia do mundo, com PIB equivalente a 21,4 trilhões de dólares, possui marcas muito conhecidas como Nike, Chevrolet, entre outras. A maior parte do PIB dessa nação é composta pela área de serviços que representa cerca de 67% desse valor.
  • China: segunda maior potência econômica, com PIB que equivale a 14,3 trilhões de dólares e o crescimento acelerado desse valor pode fazer com que o país se torne a maior potência mundial daqui alguns anos. O país tem crescido exponencialmente seu PIB durante os últimos anos, mantendo uma taxa acima de 10% ao ano.
  • Japão: terceira maior potência com PIB equivalente a 5,1 trilhão de dólares, o país é responsável por liderar pesquisas científicas no mercado. O maior banco do mundo está situado nesse país 
  • Alemanha: a maior economia da Europa também está listada entre as maiores potências mundiais já que seu PIB é equivalente a 3,8 trilhões de dólares.Hoje, os alemães são os países que mais exportam mercadorias no mundo e cerca de 70% do seu Produto Interno Bruto é gerado pelos serviços.
  • Índia: um país que tem crescido muito nos últimos também é a Índia e hoje podemos dizer que se tornou uma potência econômica também, já que seu PIB equivale a 2,9 trilhões de dólares. Por ser a nação que apresenta maior força de trabalho com  sua vasta população, a Índia é, hoje, a 5° maior economia do planeta, acima de França e Reino Unido, que também são dois países bem desenvolvidos.

Por que é importante conhecer o cenário mundial?

Conhecer o cenário mundial é importante para toda pessoa que queira se manter atualizada, mas não trata-se de manter-se informado, pois o cenário mundial influencia nossas vidas como um todo.

A globalização é o nome do processo dado à comercialização global de produtos ao redor do mundo, portanto, hoje em dia, devemos considerar isso em qualquer negócio.

Quando abrimos uma empresa, precisamos conhecer os fornecedores que irão nos vender a matéria prima de nossos produtos.

Por exemplo, uma empresa que fabrica móveis de ferro precisa conhecer o mercado distribuidor dessa matéria prima que pode encarecer por diversos motivos que envolvem todo o cenário global.

Um posto de gasolina aqui no Brasil aumenta o valor de seus combustíveis baseado no preço do barril de petróleo fixado no exterior em dólares.

Então, o cenário global está envolvido em todas nossas ações, já que o mundo globalizado não permite mais que um país se isole economicamente.

Nelson